Pular para o conteúdo principal

Tecnologia da Web na Arte - 8ºs Anos

Tecnologia da Web na Arte - 8ºs Anos


“Todos os homens se falarão, compreenderão seus idiomas e quase se tocarão, mesmo estando uns num hemisfério e outros em outro”.Leonardo da Vinci




História da Internet


A Influencia da Tecnologia na Arte

A história da arte, assim como a história do pensamento humano através da filosofia, nos mostra que há uma evolução constante nestes afazeres humanos e sempre que uma forma de expressão chega ao seu auge, surge outra com novas abordagens. Na filosofia, de uma tese pode surgir uma antítese e destas uma síntese e assim por diante. Nos movimentos artísticos se passa algo similar. Muitos movimentos artísticos surgiram em oposição as outros. A Arte Tecnológica, talvez sem intenções de se opor aos demais movimentos artísticos, acaba trazendo novidades que nos fazem refletir sobre o que ela significa. Fazendo um enorme resumo e pulando muitos movimentos artísticos, podemos ver algumas transformações importantes na arte.
O Renascimento, que trouxe de volta os valores da arte da Grécia e Roma antigas, se apoiava em cânones de beleza num figurativo virtuoso.
Arte Renascentista
O Impressionismo trouxe conceitos novos como: as linhas não existem na natureza, as sombras não são negras, entre outras coisas, contrariando o que vinha sendo feito até então.
Impressionismo - Claude Monet
O Pontilhismo se baseava em conceitos da ciência sobre ótica e a luz, as cores primárias se combinando para formar as tonalidades no olho do observador.
Arte - Pontilhismo
Paralelamente haviam movimentos não preocupados com a visão, mas com o sentimento do artista como o Expressionismo.
Expressionismo
Mais tarde a Arte Mínima e depois a Arte Conceitual, onde nem mesmo uma obra era necessária.
Arte Conceitual
Depois vieram movimentos que não se contentavam mais com as telas ou esculturas apenas expostas, criaram as Instalações onde o público entrava nas obras e possuíam algum tipo de interação com as mesmas.
Veio então a necessidade de sair das galerias, a Arte Ecológica com trabalhos monumentais intervindo na natureza e nas cidades.
Arte Ecológica
Houve uma volta à forma (mas além dela), com os artistas Foto-realistas, ao mesmo tempo o Abstracionismo, a Bodyart, os Happenings aconteciam.
Enfim, a arte ficou livre para explorar o que quisesse. Na verdade quase tudo que vemos em arte atualmente são reedições das produções até a década de 1960.
Sempre é possível ser criativo, alguém pode se dedicar à arte clássica e ser altamente expressivo, ter uma linguagem própria, assim como fazer instalações ou quadros abstratos, mas estará repetindo estes movimentos, o que não tem nada de errado ou obsoleto, basta ver como estas obras estão em mostras, salões e galerias por aí, convivendo harmoniosamente vindas dos mais diversos movimentos de arte.
A Arte Tecnológica apareceu com novas possibilidades. Se na arte tradicional as opções vão da representação fiel ao abstracionismo pleno, na Arte Tecnológica você pode não apenas representar, mas simular a realidade, simular comportamentos, criar mundos virtuais realistas ou abstratos, criar formas de interação bem superiores em instalações diversas, estar com sua obra presente dia e noite e no mundo todo como a WebArt ou trabalhar com mídias interativas. 


Para maiores detalhes não deixem de ver a apresentação da aula:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cubismo - sintético e analítico

8ºs ANOS -  2º BIMESTRE - CUBISMO "A ideia da reciclagem está na essência da arte moderna e contemporânea. A linguagem é sempre uma reconsideração da história da arte, dos mestres e obras de arte". Jacob Klintowitz, pintor e crítico de arte. AÇÃO E TRANSFORMAÇÃO           A estratégia de apropriação na arte, isto é, a de incorporar diretamente um objeto comum de uso cotidiano e utilizá-lo na construção de uma obra de arte, também se fez presente em outros estilos artísticos, entre os quais o Cubismo, um dos mais revolucionários do início do século XX.               Os cubistas colavam pedaços de tecido, jornal e/ou livros nas telas (cubismo sintético), incorporando-os à pintura. Exemplo de cubismo sintético - Guitarra de Pablo Picasso CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO                  Movimento artístico cuja origem remonta à Paris e a 1907, ano do c...

Arte contemporânea - Apropriação e Releitura - 9ºs Anos - 3º Bimestre

9ºs ANOS -  3º bimestre - Imagens de imagens "Essas pinturas (...) são o campo de experiências no qual figuras são articuladas em operações que envolvem metamorfoses, repetições, contraposições ou deslocamentos em novos contextos, em função de colocar em evidência, sob novos ângulos, as questões essenciais que nos inquietam. Sobretudo aquelas que tratam das semelhanças entre seres tão diferentes."                                                                                                                                                                      ...

Lenda Urbana - Folclore Moderno de Marília - 9ºs Anos

  Lenda Urbana – Folclore Moderno - 9ºs anos "Há mais mistérios entre o céu e a terra, do que toda a nossa vã filosofia".
 William Shakespeare                    Vídeo aula no youtube FOLCLORE Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.

O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a pa...