Pular para o conteúdo principal

Arte Romana - 6ºs Anos

ARTE ROMANA - 6ºS ANOS

"Alea jacta est! " (A sorte está lançada!) 
Júlio Cesar - Imperador Romano.




Todos os caminhos levam a Roma...

                                                                 O Império Romano

ARTE ROMANA

A arte romana teve sua maior expressão na arquitetura, por meio de edificações grandiosas. Os romanos preocupavam-se intensamente com aspectos voltados para a utilidade, a funcionalidade e a praticidade de suas obras artísticas.
Busto do Imperador Adriano

 A arte romana se destacou no período que foi do século VIII a.C. ao século IV d.C. A arte da Roma Antiga foi fortemente influenciada pela cultura e pelas crenças gregas. Um exemplo disso é a própria mitologia romana, muito parecida com a mitologia grega.

A captura de homens gregos pelos romanos, durante as guerras greco-romanas, foi responsável pela difusão e manutenção da prática musical grega, apresentada em exibições de lutas e em espetáculos, e enriquecida com a invenção de instrumentos musicais como a tíbia, uma espécie de gaita de fole, e a tuba, ancestral do trombone.
Música para festas e eventos romano


Música que antecipava as lutas dos gladiadores nas arenas

Arquitetura romana

Foi por meio da arquitetura que a arte romana conseguiu maior expressão e significação histórica. Suas edificações eram grandiosas, fundamentadas em bases circulares e no emprego de colunas e arcos falsos para efeito de decoração. Os aquedutos, as entradas e as muralhas ainda hoje são vistos no continente europeu, demonstrando a imponência que traduziu, através dos tempos, a grandeza do que foi a civilização romana.
Coliseu de Roma
 Roma  ainda hoje guarda as ruínas de um grande anfiteatro, o Coliseu, construído para abrigar eventos esportivos, muito frequentes na época. Os romanos valorizam muito a diversão, e a população, em geral, comparecia em massa aos festivais em homenagem aos deuses e aos espetáculos teatrais, como também às lutas esportivas dos gladiadores.
                                   Cenas do filme - Gladiador

Os anfiteatros eram ovais ou circulares, rodeados de degraus, a céu aberto, que foram herdados dos anfiteatros gregos. Na Roma antiga, serviam aos combates de gladiadores, com animais selvagens e demais diversões públicas. O mais conhecido e o maior deles é o Coliseu de Roma.
Aqueduto- água para as cidades

Durante a época do auge do Império Romano, houve a construção de diversos monumentos públicos em homenagem aos imperadores e deuses romanos. Na arquitetura, destacam-se a construção de portais, aquedutos, prédios, monumentos e templos.



Ponte sobre o rio Tibre - Itália



Panteão - imagem interna
Os romanos preocuparam-se com o caráter   funcional e prático de sua arquitetura.
Panteão- culto aos deuses


O Panteão de Roma foi construído para homenagear os deuses romanos, foi idealizado pelo Imperador Adriano.
       




















Pintura romana

A pintura mural (afrescos) recorreu ao efeito da trimensionalidade. Os afrescos da cidade de Pompéia (soterrada pelo vulcão Vesúvio em I a.C.) são representativos deste período. 

Afresco de uma casa da cidade de Pompéia

                                     
                                                           Pompéia - cidade soterrada

Os gêneros artísticos mais comuns na pintura romana eram: paisagens, retratos, arquiteturas, pinturas populares e pinturas triunfais.Os pintores romanos usavam como materias de trabalho tintas produzidas a partir de materiais da natureza como, por exemplo, metais em pó, vidros pulverizados, substâncias extraídas de moluscos, pó de madeira e seivas de árvores.Havia também uma preocupação com o piso, que era usado o mosaico com pedrinhas coloridas para a elaboração dos desenhos.
Mosaico das casas romanas

A escultura romana foi trabalhada por meio de retratos e estátuas. Os escultores romanos buscavam a reprodução mais fiel possível da realidade em suas obras e centravam-se nos aspectos psicológicos, ou seja, a obra evidenciava o caráter, a honra e a glória do retratado.
Estátua de Augusto em Roma.
Estátua de Augusto em Roma


Para maiores detalhes veja a apresentação da aula:



Veja também a segunda parte do vídeo do Império Romano:
                                              Império Romano - 2ª Parte

Comentários

  1. Fantástico o que este povo construiu, especialmente sem usar as ferramentas disponíveis no nosso tempo, eram grandes construtores, como se dizia edil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dinne! É um prazer tê-la no meu blog!!! Agradeço o seu comentário e concordo com ele!
      Abraços, Lucirene.

      Excluir

Postar um comentário

.comment-pre-form {
width:480px;
padding:10px;
border:1px dotted #ccc
}

Leia mais: http://www.compulsivo.com.br/2009/03/personalizar-comentarios-blogger.html#ixzz2RlkKJILZ
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Postagens mais visitadas deste blog

Cubismo - sintético e analítico

8ºs ANOS -  2º BIMESTRE - CUBISMO "A ideia da reciclagem está na essência da arte moderna e contemporânea. A linguagem é sempre uma reconsideração da história da arte, dos mestres e obras de arte". Jacob Klintowitz, pintor e crítico de arte. AÇÃO E TRANSFORMAÇÃO           A estratégia de apropriação na arte, isto é, a de incorporar diretamente um objeto comum de uso cotidiano e utilizá-lo na construção de uma obra de arte, também se fez presente em outros estilos artísticos, entre os quais o Cubismo, um dos mais revolucionários do início do século XX.               Os cubistas colavam pedaços de tecido, jornal e/ou livros nas telas (cubismo sintético), incorporando-os à pintura. Exemplo de cubismo sintético - Guitarra de Pablo Picasso CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO                  Movimento artístico cuja origem remonta à Paris e a 1907, ano do c...

Lenda Urbana - Folclore Moderno de Marília - 9ºs Anos

  Lenda Urbana – Folclore Moderno - 9ºs anos "Há mais mistérios entre o céu e a terra, do que toda a nossa vã filosofia".
 William Shakespeare                    Vídeo aula no youtube FOLCLORE Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.

O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a pa...

IMPRESSIONISMO E O PAPEL DO CRÍTICO DE ARTE - 9º ANO - 2º BIMESTRE

  9º ANOS - 2º BIMESTRE -      IMPRESSIONISMO "...o que fazemos é produzir imagens, mas esta não é uma produção a partir do nada: é, na verdade, renovação da linguagem e dos signos, um aprendizado de abrir as caixas de linguagem e de signos e voltar a tocar no mundo". Henrique Antonio Kipper, ilustrador da  Folha de S. Paulo                                                                                        Vídeo que apresenta os detalhes do Impressionismo           APROPRIAÇÃO NA CRIAÇÃO         A inovação surge da articulação do conhecimento que temos com os novos estímulos que recebemos do ambiente no qual vivemos.         A criatividade é uma capacidade humana que não se...