8ºs ANOS - 2º BIMESTRE - CUBISMO
"A ideia da reciclagem está na essência da arte moderna e contemporânea. A linguagem é sempre uma reconsideração da história da arte, dos mestres e obras de arte".
Jacob Klintowitz, pintor e crítico de arte.
AÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO
Aqui ao contrário do analítico, as cores eram mais fortes e as formas geralmente vistas de um ângulo apenas, tentando tornar as figuras novamente reconhecíveis. As obras eram feitas através de colagens realizadas com letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal, pequenas partes de jornal e até mesmo de objetos inteiros.
"A ideia da reciclagem está na essência da arte moderna e contemporânea. A linguagem é sempre uma reconsideração da história da arte, dos mestres e obras de arte".
Jacob Klintowitz, pintor e crítico de arte.
AÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
A estratégia de apropriação na arte, isto é, a de incorporar diretamente um objeto comum de uso cotidiano e utilizá-lo na construção de uma obra de arte, também se fez presente em outros estilos artísticos, entre os quais o Cubismo, um dos mais revolucionários do início do século XX.
Os cubistas colavam pedaços de tecido, jornal e/ou livros nas telas (cubismo sintético), incorporando-os à pintura.
Exemplo de cubismo sintético - Guitarra de Pablo Picasso |
Movimento artístico cuja origem remonta à Paris e a 1907, ano do célebre quadro de Pablo Picasso, Les Demoiselles d'Avignon. Considerado um divisor de águas na história da arte ocidental, o cubismo recusa a idéia de arte como imitação da natureza, afastando noções como perspectiva e modelagem, assim como qualquer tipo de efeito ilusório. "Não se imita aquilo que se quer criar", diz Georges Braque, outro expoente do movimento. A realidade plástica anunciada nas composições de Braque leva o crítico Louis Vauxcelles a falar em realidade construída com "cubos", no jornal Gil Blas, 1908, o que batiza a nova corrente. Cubos, volumes e planos geométricos entrecortados reconstroem formas que se apresentam, simultaneamente, em vários ângulos nas telas. O espaço do quadro - plano sobre o qual a realidade é recriada - rejeita distinções entre forma e fundo ou qualquer noção de profundidade. Nele, corpos, paisagens e, sobretudo, objetos como garrafas, instrumentos musicais e frutas têm sua estrutura cuidadosamente investigada nos trabalhos de Braque e Picasso, tão afinados em termos de projeto plástico que não é fácil distinguir as telas de um e de outro. Mesmo assim, nota-se uma ênfase de Braque nos elementos cromáticos e, de Picasso, em aspectos plásticos.
Georges Braque e Pablo Picasso |
A ruptura empreendida pelo cubismo encontra suas fontes primeiras na obra de Paul Cézanne - e em sua forma de construção de espaços por meio de volumes e da decomposição de planos - e também na arte africana, máscaras, fotografias e objetos.
As Senhoritas de Avignon (Les demoiselles d'Avignon) |
No século XX, a crítica européia passou a dar visibilidade à produção artística da África negra, cuja estética influenciou a produção dos artistas europeus.
Tal influência é nitidamente percebida na obra Les Demoiselles d'Avignon, que historicamente inaugura o movimento cubista.
Os europeus saquearam sistematicamente o continente africano. Além dos milhões de seres humanos que foram escravizados e exportados para quase todas as partes do mundo, eles se apropriaram de metais preciosos, de marfim, e tudo o que pudesse ter valor econômico.
Cubismo Analítico (1910-1913)
Guernica de Pablo Picasso |
Caracterizado pela fragmentação da obra o artista decompõe a obra em partes, registrando todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura em todos os ângulos no mesmo instante.
O objetivo do Cubismo Analítico era o de produzir uma imagem conceptual de um objeto, em vez da sua imagem perceptiva ou visual. Em seu ponto mais alto, atingiu níveis de expressão que ameaçaram ultrapassar a compreensão do observador.
Cubismo sintético (1913- 1914)
Violin and Pipe de G.Braque |
* Veja que vídeo legal!!!!
Legal
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