Pular para o conteúdo principal

ARTE URBANA - 4º BIMESTRE - 8ºS ANOS

  Arte Urbana - Arte nas ruas - 8ºs Anos










"o que não vale para um, vale 

muito para outro"
               Above (grafiteiro norte americano)



Arte nas ruas


                                                   VÍDEO AULA- ARTE URBANA....ASSISTAM!!!

Expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas em espaços públicos - distingue-se das manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo - pode ser definida como uma arte contemporânea, de cunho popular.

Forma de expressão de sentimentos, ideias, emoções e de certa forma a transmissão de pensamentos éticos, morais e culturais, que são passadas para o interlocutor na forma de desenho, música ou apenas palavras apresentados em espaços externos da cidade, nas paredes, muros, placas e todo tipo de aparato de sinalização, e talvez, por isso, seja considerada muitas vezes vandalismo e punível pela sociedade.




Definição


Arte - do latim arte - conjunto de preceitos ou regras para bem dizer ou fazer qualquer coisa; artifício; ardil; faculdade; talento;  habilidade; ofício; profissão; indústria; diabrura.

Urbana - do latim urbanu -  relativo a cidade; próprio de cidade; cortês; civilizado; polido.
Expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se da manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo, pode ser definida como uma arte contemporânea, de cunho popular.


Forma de expressão de sentimentos, ideias, emoções e de certa forma a transmissão de pensamentos éticos, morais e culturais, que são passadas para o receptor na forma de desenho ou apenas simples palavras em espaços externos da cidade, sobre o mobiliário urbano, sejam eles paredes, muros, placas e todo tipo de aparato de sinalização, e talvez, por isso, seja considerada muitas vezes vandalismo e punível pela sociedade.

Origem

Não é definitivamente uma manifestação recente. Desde a Antiguidade se tem registros de inscrições feitas sobre os muros das cidades de Pompéia e Herculano, na Roma antiga.Vale lembrar também, a escrita pré-histórica, gravada na pedra e na memória do homem, influenciando a forma de comunicar.

Arte Rupestre

Em Nova York e na Filadélfia, gangues disputavam seus espaços demarcando muros em becos e trens, com os seus nomes. A partir daí, tornou-se uma arte, através de garotos que utilizavam elementos futuristas, ditando um novo estilo de "escrita" com o bico do ‘spray’ (nuts) e a influência latina dos artistas 



Trens de Nova York (1970)

Periferia de Nova York



O grafite atual começou o se desenvolver no final da década de 1970, em Nova York e na Filadélfia, onde artistas como Taki 183, Julio 204, Cat 161 e Cornbread (da Filadélfia) pintavam seus nomes em muros ou nas estações do metrô ao redor de Manhattan.

 Brasil - Período da Ditadura 


No Brasil, os movimentos de protesto contra a ditadura também foram permeados pelas inscrições nas paredes, que tinham como lema central a frase: “Abaixo a Ditadura”.
Assim, estas inscrições urbanas que surgem em meados dos anos 60, tomam uma dimensão que, em certa medida, conquista a massa juvenil, dando mais uma possibilidade de expressão, que está no limite da transgressão.
Esses jovens começaram a relacionar arte, política e questões sociais através destas inscrições, nas quais vão constituindo uma linguagem da rua.

Lei N. 12.408



No dia 25/5/2011, a então presidente, Dilma Rousseff, sancionou a Lei  N. 12.408, que descriminaliza o ato de grafitar e trata da proibição de comercialização de tintas sprays para menores de 18 anos.

De acordo com a nova lei, a prática do grafite, desde que consentida pelo proprietário e possuidor do imóvel, autorizada pelo órgão competente, e observadas normas de conservação do patrimônio histórico e artístico nacional, não constitui crime.


Em caso de descumprimento da lei, o pichador poderá ser detido pelo período de três meses a um ano.


Quando o Grafite brasileiro dominou Frankfurt



Aconteceu em setembro, a famosa Feira de Livros de Frankfurt e o Brasil foi convidado de honra do evento em 2013. Em paralelo à Feira, a galeria de arte Schirn Kunsthalle Frankfurt convidou onze artistas e grupos do Brasil para expor sua arte em ambientes urbanos da cidade.

Os trabalhos foram feito nos mais variados espaços de Frankfurt como prédios de bancos, pilares da ponte nas margens do rio Main, o chão do “Hauptwache”, a igreja de St. Matthäus, prédio da polícia, trem e presídio.
Artistas que participaram: Herbert Baglione, Tinho Nomura, Gais, Rimon Guimarães, Jana Joana & Vitché, Nunca, Onesto, Alexandre Orion, Speto, Fee Talavera e Zezão.

                                 
                                          

                                                          Trabalho do Tinho Nomura


                            
                                                   Trabalho de Jana Joana

                                
                                           Trabalho de Hebert Baglione


                                            
                                                 Trabalho do Alexandre Orion



Campanha do Disque-Denúncia usa grafite como mídia


A Giovanni+Draftfcb resolveu inovar na nova campanha desenvolvida para o Disque-Denúncia. Em vez dos tradicionais anúncios em páginas de jornais e revistas, a agência optou por transformar muros em outdoors por meio do grafite e do estêncil, frutos do talento do artista Tito Senna.

O projeto divulga o número do telefone do Disque-Denúncia e incentiva a população a usá-lo. As peças estão acompanhadas das assinaturas: “É um disque-delivery: você liga e os bandidos recebem a polícia na porta de casa”, “Primeiro Graham Bell assombrou o mundo com o telefone. Depois assombrou os bandidos” e “Crimes são como quebra-cabeça: quanto mais ligações, mais fácil encontrar a solução”.


A campanha ainda contará com peças para mídia impressa e eletrônica, que serão resultados do material fotografo e filmado dos muros espalhados por pontos estratégicos do Rio de Janeiro.

Stencil


Técnica usada para aplicar um desenho ou ilustração que pode representar um número, letra, símbolo  tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem figurativa ou abstrata, através da aplicação de tinta, aerosol ou não, através do corte ou perfuração em papel ou acetato. Resultando em uma prancha com o preenchimento do desenho vazado por onde passará a tinta.


Lambe-lambe


O lambe-lambe, também chamado de poster-bomber, basicamente é um pôster de papel colado com cola, geralmente em muros e postes. Há séculos é usado para a publicidade, divulgação e comunicação.

Lambe-Lambe

Fazendo uso dessa técnica, alguns artistas nos EUA começaram a usar o lambe-lambe para intervir na cidade de forma artística.


 Esporte



No dia 22 de setembro de 2014 aconteceu o Skate Run, uma corrida de oito quilômetros feita sobre o skate. O evento fez parte da programação da Virada Esportiva de São Paulo que ocorre nos dias 21 e 22 do mesmo mês, nesta data também foi comemorado o Dia Mundial Sem Carro.
Com patrocínio do Banco do Brasil e apoio da Prefeitura cerca de dez mil praticantes do esporte são participaram do o encontro, que teve a largada na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu.

O Skate Run teve como objetivo reunir os profissionais e amadores, incentivar o esporte e novos praticantes. Além dos oito quilômetros de prova, também foi disponibilizado um percurso menor, para família e lazer.

A arte urbana une comunidade


   
                                         

Na cidade do Panamá, no bairro El Chorrillo a arte urbana uniu moradores de uma comunidade com o objetivo de melhorarem o local aonde vivem. “Somos Luz” foi a mensagem gravada em 50 casas do bairro.

Música




Assim como o grafite deixou de ser crime, o RAP que antes era visto como músicas para marginais deixou de ser visto dessa forma e começou a ser valorizado pela mídia, e também por músicos de outros gêneros.
O rapper paulista Criolo fez uma versão à música Cálice de Chico Buarque, e em resposta Chico fez uma homenagem surpresa em seu show cantando a mesma versão de Criolo.

Para maiores detalhes, reveja a apresentação da aula:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cubismo - sintético e analítico

8ºs ANOS -  2º BIMESTRE - CUBISMO "A ideia da reciclagem está na essência da arte moderna e contemporânea. A linguagem é sempre uma reconsideração da história da arte, dos mestres e obras de arte". Jacob Klintowitz, pintor e crítico de arte. AÇÃO E TRANSFORMAÇÃO           A estratégia de apropriação na arte, isto é, a de incorporar diretamente um objeto comum de uso cotidiano e utilizá-lo na construção de uma obra de arte, também se fez presente em outros estilos artísticos, entre os quais o Cubismo, um dos mais revolucionários do início do século XX.               Os cubistas colavam pedaços de tecido, jornal e/ou livros nas telas (cubismo sintético), incorporando-os à pintura. Exemplo de cubismo sintético - Guitarra de Pablo Picasso CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO                  Movimento artístico cuja origem remonta à Paris e a 1907, ano do c...

Lenda Urbana - Folclore Moderno de Marília - 9ºs Anos

  Lenda Urbana – Folclore Moderno - 9ºs anos "Há mais mistérios entre o céu e a terra, do que toda a nossa vã filosofia".
 William Shakespeare                    Vídeo aula no youtube FOLCLORE Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.

O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a pa...

IMPRESSIONISMO E O PAPEL DO CRÍTICO DE ARTE - 9º ANO - 2º BIMESTRE

  9º ANOS - 2º BIMESTRE -      IMPRESSIONISMO "...o que fazemos é produzir imagens, mas esta não é uma produção a partir do nada: é, na verdade, renovação da linguagem e dos signos, um aprendizado de abrir as caixas de linguagem e de signos e voltar a tocar no mundo". Henrique Antonio Kipper, ilustrador da  Folha de S. Paulo                                                                                        Vídeo que apresenta os detalhes do Impressionismo           APROPRIAÇÃO NA CRIAÇÃO         A inovação surge da articulação do conhecimento que temos com os novos estímulos que recebemos do ambiente no qual vivemos.         A criatividade é uma capacidade humana que não se...