ARTE DO LIXO - 9ºs Anos
"Produzido a partir daquilo que o sistema social capitalista rejeita e descarta, o lixo vai tomando proporções tão gigantescas que se converteu em verdadeiro problema social e político em muitos países".
ARTE
Há tempos atrás, o ser humano produzia sobretudo arte. As crianças aprendiam desde cedo a desenhar, ou a tocar piano, ou a pintar, ou a dançar. Tivessem ou não talento.
Era um incentivo por meio do contato com a beleza, forma, a sensibilidade para o belo, pensavam os educadores, todos humanistas inveterados.
Hoje há outra produção que infesta o cotidiano do planeta: o lixo.Produzido a partir do descarte, o lixo vai tomando proporções tão gigantescas que se converteu em verdadeiro problema social e político em muitos países. Nos mais opulentos, pode-se encontrar de tudo no lixo, desde sofás e televisores até restos de comida e garrafas inteiras de bebida. De tal modo é assim que há muita gente que vive do lixo, nele catando e descobrindo o que pode ser aproveitado, reciclado, reutilizado, tornando-se fonte de recursos e de vida.
O gênio de um artista, no entanto, foi capaz de reunir duas coisas aparentemente inconciliáveis: lixo e arte. Transformar o lixo em arte, fazer o lixo – lugar da imundície e da feiura repugnante – tornar-se beleza, e provar que isso é possível, foi a empreitada admiravelmente bem sucedida de Vik Muniz, artista plástico brasileiro de fama internacional. Seu filme “Lixo extraordinário” é todo ele feito de relatos comoventes de um grupo de pessoas que vive do lixo e que faz a empolgante descoberta que pode transformar o que ali vê, encontra e coleta em arte da melhor qualidade.
Vik Muniz é o artista que acompanha o grupo e as pessoas, uma a uma, ajudando-as a voltar a crer em si mesmas, em sua capacidade de beleza, em sua humanidade mais profunda que ressurge atrelada à beleza da arte que os dejetos em meio aos quais vivem e atuam faz eclodir quando transfigurados pela estética que se constitui pelo avesso dos cânones estabelecidos.
Artista Brasileiro Cria Inesperada Forma De Arte Que Vai Te Emocionar
o Trailler oficial do documentário "Lixo Extraordinário"
O artista plástico brasileiro Vik Muniz, reconhecido mundialmente pelo seu talento, era um garoto pobre vivendo em um bairro de classe média em São Paulo. Tenho vivido a maior parte de sua vida nos Estados Unidos, Vik é famoso por transformar objetos do dia a dia em ousadas imagens fotográficas, recheadas de criatividade. No documentário “Lixo Extraordinário”, seu envolvimento com catadores de lixo do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, é retratado.
Por meio de materiais encontrados no lixão, Vik realiza uma lindíssima obra de arte, formando imagens incríveis dos trabalhadores locais. Vik transforma lixo em arte e com o dinheiro da venda, ele também transformou uma comunidade, deu esperança e uma vida melhor para dezenas de pessoas. Além da alquimia da transformação, o documentário também nos mostra a realidade dos que vivem em condições críticas de pobreza, sem saneamento básico e nos faz refletir sobre o problema do lixo no mundo. Nem tudo é arte e devemos nos conscientizar de que nada que “jogamos fora” vai realmente para fora, pois tudo fica na Terra.
Modelo representando a imagem que Vik Muniz queria reproduzir- baseado na tela "Morte de Marat"de Jacques-Louis David
Modelos escolhidos da própria comunidade de catadores do Lixão para a imagem aqui representada por Vik Muniz
O processo criativo de Vik Muniz
Obra baseada em Narciso de Caravaggio
Vik Muniz também trabalha a sua arte em diamantes - Divas do cinema
ARTISTA USA LIXO DAS RUAS COMO TELA PARA SUAS
OBRAS DIVERTIDAS
“A arte é trash”. Com essa frase em mente, o espanhol Francisco de Pájaro consegue fazer intervenções artísticas com os materiais mais improváveis, todos eles coletados nas ruas das cidades por onde vai passando. Um artista que nos confronta com os problemas da poluição e acumulo de lixo e ainda nos faz soltar um sorriso.
Com muita criatividade e um inconfundível toque de humor, Pájaro dá vida ao lixo e reflete sobre a atitude consumista da sociedade. Como forma de contornar a proibição de criar obras em equipamentos públicos, ele usa todo o tipo de materiais descartados pelos próprios moradores, como tintas, sacos de lixo, papelão e até mobílias.
![]() |
Obras nas ruas de Barcelona de Francisco de Pájaro |
Uma arte de rua provocativa, peculiar e que tem chamado a atenção de muita gente. Diz o artista que suas obras, muitas delas criaturas mirabolantes, mostram “o melhor e o pior do ser humano”. Barcelona, Madrid, Berlim, Ibiza e Londres são algumas das cidades por onde tem passado.
Vídeo mostra o processo criativo de Francisco de Pájaro
Obras de Francisco de Pájaro pelas ruas de Barcelona
Homem passa anos construindo uma excêntrica catedral feita com 60 toneladas de lixo
Vince Hannemann na sua casa..
É a arquitetura sustentável levada ao extremo. Vince Hannemann, americano e habitante de uma localidade perto de Austin, Texas, começou a recolher objetos descartados no final da década de 80 e a reutilizá-los na construção do que viria a ser uma verdadeira catedral de lixo.
Hannemann começou sem qualquer pretensão ou objetivo específico, mas acabou por tornar a coleta de materiais encontrados na rua uma parte importante da sua vida. O homem, que já é, por motivos óbvios, conhecido como “O Rei do Lixo” é, no entanto, bastante meticuloso na escolha dos objetos, que não devem quebrar a harmonia da estrutura.
A obra está no próprio quintal de Hannemann (que diz que, quando se cansar, pode simplesmente desmontá-la) e longe da vista dos vizinhos. Ainda assim, são vários os curiosos que já passaram por lá, fazendo até doações de materiais. Entre garrafas vazias, pedaços de bicicletas, rodas ou sinais de trânsito, são já 60 toneladas de lixo.
Dá uma olhada nos registros fotográficos feitos à obra de arte do Rei do Lixo.
A obra conhecida como Catedral do Lixo deVince Hannemann
Para maiores detalhes, reveja o prezi de apresentação:
http://prezi.com/etpyywjgiksj/arte-do-lixo-9os-anos/
http://prezi.com/etpyywjgiksj/arte-do-lixo-9os-anos/
Ameiii Lu
ResponderExcluir