7ºs ANOS - 2º BIMESTRE - O TOM DA COR
"A existência física das cores é dependente da luz. Vemos as cores quando os raios de luz são refletidos pelo objeto". Você sabia?
"A existência física das cores é dependente da luz. Vemos as cores quando os raios de luz são refletidos pelo objeto". Você sabia?
Cores primárias.
Cores secundárias.
Quando um arco-íris aparece logo após a chuva, significa que as gotas de água, suspensas no ar, atuam como minúsculos prismas, decompondo a luz solar.
Para representar as cores naturais, produzimos tintas com pigmentos coloridos extraídos da natureza.
A partir de pigmentos de cores primárias - amarelo, vermelho e azul - obtemos as cores secundárias - verde, laranja e o roxo ou violeta - como se pode observar na obra de Arthur Timóth Arthur Timótheo da Costa foi um dos mais destacados pintores da cena artística brasileira nas duas décadas inicias do século passado. Sua vida e obra todavia continuam pouco estudadas, como aliás a da maioria dos artistas de sua geração, aquela que realiza, no Rio de Janeiro, a passagem entre a tradição acadêmica da Escola Nacional de Belas Artes (ENBA) e as primeiras correntes modernistas. Negro, de origem humilde como a maioria dos pintores de seu tempo, não faltaram obstáculos e adversidades a Arthur Timótheo durante a sua curta vida. Ainda muito novo, começou sua atividade artística nos cursos de gravação e desenho de moedas e selos da Casa da Moeda do Rio de Janeiro então sobre a direção de Enes de Souza que, segundo declarações do irmão de Arthur, o também pintor João Timótheo da Costa, era um verdadeiro mecenas e protetor dos jovens artistas da época.
Antes do Aleluia - Arthur Timóthe |
Em 1907, com a movimentada tela Antes do Aleluia, hoje pertencente ao acervo do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, Arthur Timótheo ganhou o prêmio de Viagem à Europa na Exposição Geral de Belas Artes, então o mais importante certame artístico brasileiro. Ele fixou-se em Paris para estudar e aperfeiçoar-se, não deixando de percorrer outros países europeus como a Itália e a Espanha.
Em 1911, realizou junto com seu irmão João e outros artistas de sua geração a decoração do Pavilhão Brasileiro da Feira Internacional de Turim. De volta ao Brasil e durante toda a década de 1910, Arthur Timótheo desenvolveu intensa atividade artística, expondo freqüentemente nas Exposições Gerais, participando de entidades artísticas independentes como a Juventas (depois Sociedade Brasileira de Belas Artes) e estabelecendo-s como renomado pintor e decorador. Em inícios dos anos 1920, todavia, sua personalidade entrou em um rápido processo de deterioração e ele teve que ser internado no Hospício de Alienados do Rio de Janeiro onde veio a morrer em 1923, com apenas 41 anos, sem ter tido o tempo de desenvolver todo seu potencial artístico.
Rio de Janeiro, no início do do séc. XX, observe o Corcovado ao fundo.
Quando dizemos para alguém que determinado objeto é amarelo, usamos alguns adjetivos como para aproximar a ideia do ouvinte, sobre qual tonalidade do amarelo estamos nos referindo.
- Amarelo-limão
- Amarelo-canário
- Amarelo-claro
- Amarelo-alaranjado
Escala tonal isocromátic |
Existem muitos tons de um mesmo matiz. Matiz é a própria cor pura e também a variação da sua tonalidade, obtida pela mistura de duas cores em sua máxima intensidade, sem a mistura de pigmentos pretos ou brancos, formando novas cores, chamadas terciárias.
Essa gradação é denominada escala tonal isocromática, o que significa que tem coloração uniforme, como podemos observar na obra Morro Vermelho, de Lasar Segall.
Morro Vermelho de Lasar Segall |
O TOM DA COR
O tom também se refere à maior ou menor quantidade de luz presente na cor. É possível obter vários tons de um mesmo matiz por meio da adição gradativa de branco ou preto a uma única cor primária, secundária ou terciária.
O preto e o branco não são considerados cores mas sim elementos neutros que misturados com as outras cores alteram a sua tonalidade. Quando se adiciona o preto a determinado matiz, este se torna mais escuro e quando se adiciona branco, obtêm-se tons mais claros. Essa gradação é chamada de escala tonal monocromática.
Escala tonal monocromática |
Desde meados de 2003, o bairro de Higienópolis, na capital paulista, abriga uma obra mural que mexe com o espírito dos paulistanos. Encontra-se na Avenida Angélica, tem 36 metros de altura e foi construída com 1,5 milhão de pastilhas vítreas revestindo uma área de 600 metros quadrados, a maior do gênero em São Paulo. Trata-se de uma obra premiada do artista plástico Cláudio Tozzi, que foi o escolhido entre 506 concorrentes para realizar um projeto artístico na fachada lateral de onze andares do Edifício Comercial Exclusive.
Claudio Tozzi nasceu em São Paulo, em 1944, e iniciou a sua carreira artística em 1963. Autor de vários painéis em espaços públicos, na cidade paulistana, como na Praça da República, nas estações da Sé e Barra Funda do metrô, entre outras, mescla diferentes técnicas em uma mesma composição, dotando-as de uma linguagem rica, complexa e diversa.
CORES QUENTES E CORES FRIAS
Os artistas utilizam as cores conforme o caráter que querem imprimir à sua composição.
Quando o artista tem a intenção de imprimir uma sensação mais intimista, sóbria e calma privilegia o uso de cores frias e quando a sua intenção é imprimir uma sensação mais alegre e agitada, utiliza as cores quentes.
Os matizes amarelos e vermelhos são considerados cores quentes e os matizes azuis e os verdes são considerados cores frias.
Exemplo de cores frias -Paisagem do Mar, de Tereza Rondinelli |
A artista plástica Tereza Rondinelli nasceu na cidade de Ribeirão do Sul, em São Paulo, em 1953 e o seu interesse pela pintura se deu desde criança.
Por volta de 1985, cursou uma escola técnica de pintura em Belo Horizonte e, a partir de então, passou a dedicar-se à pintura profissionalmente. Tendo como artistas preferidos Van Gogh e Monet, Tereza iniciou a sua produção pintando paisagens e, hoje, amadurece o seu trabalho produzindo composições abstratas, traduzindo em cores o conceito de equilíbrio e harmonia.
Exemplo de cores quentes - Colcha de Retalhos - pintura de Claudio Tozzi |
Comentários
Postar um comentário
.comment-pre-form {
width:480px;
padding:10px;
border:1px dotted #ccc
}
Leia mais: http://www.compulsivo.com.br/2009/03/personalizar-comentarios-blogger.html#ixzz2RlkKJILZ
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives