6ºs ANOS - ARTE RUPESTRE - MATÉRIA DO 2º BIMESTRE
ARTE CONTA HISTÓRIA
A arte não acontece isolada de outros fenômenos como a ciência, a filosofia e a política. Sua história particular está contida na história geral da humanidade.
Muitas das manifestações que hoje classificamos como arte já têm registro desde a Pré-História. Como esse período é anterior ao desenvolvimento da escrita, tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse período é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e arqueólogos.
Essas pesquisas indicam que as manifestações artísticas dos homens pré-históricos eram realizadas com intenções mágico-religiosas. Eles desenhavam o que desejavam que acontecesse, criavam ritmos batendo as mãos e os pés, assoviando e utilizando bastões de madeira para repercutir, usando ossos cavados como apitos.
Os sons e as danças faziam parte dos rituais de adoração às divindades e eram executados para comemorar acontecimentos importantes, como uma boa caçada, um nascimento ou a morte de alguém.
ARTE PRÉ-HISTÓRICA OU ARTE RUPESTRE
As pinturas realizadas pelos homens pré-históricos nas paredes das cavernas que habitavam são chamadas PINTURAS RUPESTRES. Existem inúmeras cavernas espalhadas pelo mundo que guardam exemplos dessas pinturas, como a caverna de Altamira, na Espanha, as cavernas de Lascaux e de Chauvet, na França, a gruta de Rodésia, na África, e as cavernas de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí, no Brasil. Além de pintar as paredes das cavernas, os homens pré-históricos faziam ornamentos corporais, como máscaras, e estatuetas de figuras femininas para homenagear a natureza e clamar fertilidade às mulheres.
Todas elas parecem ter um significado simbólico. Esculturas de figuras femininas, com o ventre e os seios volumosos, provavelmente simbolizavam a natureza como geradora da vida.
Um Bisão nas grutas de Altamira, na Espanha. Período Pós Paleolítico, c. 15000-8000a.C.
Na Caverna de Lascaux, perto da vila de Montignac, sudoeste da França. A caverna está fechada ao público desde 1963 para evitar a deterioração da arte causada pela umidade e pelo calor das pessoas. Um centro de visitantes foi construído fora da caverna, com réplicas das câmaras pintadas, e recebe cerca de 300 mil turistas a cada ano.
PINTURA RUPESTRE - do Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato, no Piauí.
Vênus de Lespugue - no Musée de L'homme em Paris,
na França, Período pré-paleolítico.
TRABALHO DO 2º BIMESTRE (valendo nota 10)
Oi lu, o link da aula não funciona.
ResponderExcluir