Pular para o conteúdo principal
6ºs ANOS - ARTE RUPESTRE - MATÉRIA DO 2º BIMESTRE





         ARTE CONTA HISTÓRIA


          A arte não acontece isolada de outros fenômenos como a ciência, a filosofia e a política. Sua história particular está contida na história geral da humanidade.
        Muitas das manifestações que hoje classificamos como arte já têm registro desde a Pré-História. Como esse período é anterior ao desenvolvimento da escrita, tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse período é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e arqueólogos.
        Essas pesquisas indicam que as manifestações artísticas dos homens pré-históricos eram realizadas com intenções mágico-religiosas. Eles desenhavam o que desejavam que acontecesse, criavam ritmos batendo as mãos e os pés, assoviando e utilizando bastões de madeira para repercutir, usando ossos cavados como apitos.
           Os sons e as danças faziam parte dos rituais de adoração às divindades e eram executados para comemorar acontecimentos importantes, como uma boa caçada, um nascimento ou a morte de alguém.


 Para maiores detalhes assista novamente a apresentação exposta na aula, click no link:

            ARTE PRÉ-HISTÓRICA OU ARTE RUPESTRE
         

          As pinturas realizadas pelos homens pré-históricos nas paredes das cavernas que habitavam são chamadas PINTURAS RUPESTRES.  Existem inúmeras cavernas espalhadas pelo mundo que guardam exemplos dessas pinturas, como a caverna de Altamira, na Espanha, as cavernas de Lascaux e de Chauvet, na França, a gruta de Rodésia, na África, e as cavernas de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí, no Brasil. Além de pintar as paredes das cavernas, os homens pré-históricos faziam ornamentos corporais, como máscaras, e estatuetas de figuras femininas para homenagear a natureza e clamar fertilidade às mulheres.
           Todas elas parecem ter um significado simbólico. Esculturas de figuras femininas, com o ventre e os seios volumosos, provavelmente simbolizavam a natureza como geradora da vida.
                                         







 Um Bisão nas grutas de Altamira, na Espanha. Período Pós Paleolítico, c. 15000-8000a.C.

Na Caverna  de Lascaux, perto da vila de Montignac, sudoeste da França. A caverna está fechada ao público desde 1963 para evitar a deterioração da arte causada pela umidade e pelo calor das pessoas. Um centro de visitantes foi construído fora da caverna, com réplicas das câmaras pintadas, e recebe cerca de 300 mil turistas a cada ano.










PINTURA RUPESTRE - do Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato, no Piauí.


      Vênus de Lespugue - no Musée de L'homme em Paris,
 na França, Período pré-paleolítico.


TRABALHO DO 2º BIMESTRE (valendo nota 10)

Comentários

Postar um comentário

.comment-pre-form {
width:480px;
padding:10px;
border:1px dotted #ccc
}

Leia mais: http://www.compulsivo.com.br/2009/03/personalizar-comentarios-blogger.html#ixzz2RlkKJILZ
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Postagens mais visitadas deste blog

Cubismo - sintético e analítico

8ºs ANOS -  2º BIMESTRE - CUBISMO "A ideia da reciclagem está na essência da arte moderna e contemporânea. A linguagem é sempre uma reconsideração da história da arte, dos mestres e obras de arte". Jacob Klintowitz, pintor e crítico de arte. AÇÃO E TRANSFORMAÇÃO           A estratégia de apropriação na arte, isto é, a de incorporar diretamente um objeto comum de uso cotidiano e utilizá-lo na construção de uma obra de arte, também se fez presente em outros estilos artísticos, entre os quais o Cubismo, um dos mais revolucionários do início do século XX.               Os cubistas colavam pedaços de tecido, jornal e/ou livros nas telas (cubismo sintético), incorporando-os à pintura. Exemplo de cubismo sintético - Guitarra de Pablo Picasso CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO                  Movimento artístico cuja origem remonta à Paris e a 1907, ano do c...

Lenda Urbana - Folclore Moderno de Marília - 9ºs Anos

  Lenda Urbana – Folclore Moderno - 9ºs anos "Há mais mistérios entre o céu e a terra, do que toda a nossa vã filosofia".
 William Shakespeare                    Vídeo aula no youtube FOLCLORE Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.

O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a pa...

Arte contemporânea - Apropriação e Releitura - 9ºs Anos - 3º Bimestre

9ºs ANOS -  3º bimestre - Imagens de imagens "Essas pinturas (...) são o campo de experiências no qual figuras são articuladas em operações que envolvem metamorfoses, repetições, contraposições ou deslocamentos em novos contextos, em função de colocar em evidência, sob novos ângulos, as questões essenciais que nos inquietam. Sobretudo aquelas que tratam das semelhanças entre seres tão diferentes."                                                                                                                                                                      ...