Pular para o conteúdo principal

Imagin-arte - Fotografia - 8ºs Anos

Imagin-arte - Arte e Tecnologia - 8ºs Anos

"Que as técnicas se adaptem à nossa própria natureza. Só assim os sonhos se convertem em matéria na obra do artista." Mário Cravo Júnior



Arte e Tecnologia

Em geral, os meios tecnológicos não são desenvolvidos para atender às necessidades da arte. Entretanto, o ser humano criador, um ser aberto para o diálogo com o seu tempo, apropria-se de tais recursos como meios para a sua produção artística. 
Isso se deu com a gravura, que por muito tempo não teve valor comercial, por propiciar a repetição da imagem, e com outros meios não tradicionais de produção e reprodução de imagens, como a fotografia, a xerografia e a informática.

Xerografia

A máquina fotocopiadora chegou ao mercado entre 1960 e 1970, para atender às necessidades dos escritórios, que precisam reproduzir documentos.
Alguns artistas perceberam a sua potencialidade para o processo de reprodução da imagem. É o caso de Hudinilson Urbano Júnior que gerou várias produções artísticas, deitando-se sobre uma fotocopiadora e tirando cópias do próprio corpo.
Performance de Hudinilson Urbano Júnior



O artista plástico Hudinilson Urbano Júnior nasceu em São Paulo, em 1957. Desde 1976, realiza trabalhos de pintura, xerografia, performance, grafite e arte postal. Na década de 1980, sua carreira atingiu o auge com a realização de várias exposições individuais em espaços destinados a arte.

Fotografia

A fotografia, assim como os meios tradicionais de representação da imagem, tem linguagem própria. É considerada produção artística quando a ação e a intenção do fotógrafo vão além da captação da imagem. Isto é, quando o fotógrafo manipula as possibilidades técnicas da linguagem para imprimir a sua opinião sobre o tema apresentado, para suscitar sentimentos e pensamentos no fruidor (aquele que usufrui, faz proveito).

Primeira foto tirada por Niepce





Como surgiu a fotografia

Os irmãos franceses Jean Niceforo e Claude Niepce são os primeiros a relacionar a imagem realizada com luz e uma câmera escura. Mas eles não foram os únicos investigadores desta atividade, em que pese que foram os únicos a chegar ao fim de esta prática.
Niepce e Louis-Jacques Mandé Daguerre iniciaram suas pesquisas em 1829. Dez anos depois, foi lançado o 
processo definitivo.




Foto de pássaros no fio publicada no 'Estado' vira música

Publicitário e músico, Jarbas Agnelli visualizou partitura na imagem captada pelo fotógrafo Paulo Pinto



Tudo começou com a foto de pássaros pousados nos fios de luz de uma rua feita pelo repórter fotográfico do Estado Paulo Pinto, de 49 anos, no interior do Rio Grande do Sul. Uma cena normal, dependendo do olhar. Para o paulistano Jarbas Agnelli, de 46 anos, a imagem "soou" como música. Notas numa partitura foram o que lhe pareceram as aves nos fios de alta tensão. Publicitário e músico, Agnelli recortou a foto publicada no Estado na quinta-feira passada e, naquela noite, no estúdio de sua casa, começou a compor com base nas notas que enxergou na imagem.



Os trinta Valérios

Valério Octaviano Rodrigues Vieira nasceu em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, em 1862 e faleceu em São Paulo, em 1941. Primeiramente, desenvolveu os seus estudos nas áreas da música e, depois, dedicou-se à fotografia. Em 1894, mudou-se para São Paulo onde lançou a moda dos "retratos de formatura", cultivados principalmente pelos bacharéis da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Seu estúdio era frequentado pelos principais políticos da época.
Em 1904, produziu o famoso autorretrato Os 30 Valérios, com o qual ganhou a medalha de prata na Exibição Internacional de Saint Louis, nos EUA. Observem a imagem abaixo. Como reconhecimento pela sua obra, recebeu vários prêmios no Brasil e no exterior.
Os trinta Valérios, de Valério Vieira

Sebastião Salgado




Sebastião Ribeiro Salgado Júnior nasceu em Aimorés, Minas Gerais, em 1944. Fotógrafo reconhecido mundialmente e um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade, destaca-se por registrar a vida dos excluídos em diversas partes do globo. Esse incansável trabalho, combinado a um olhar extremamente sensível já resulta na publicação de dez livros e a realização de várias exposições, além de uma série de prêmios e homenagens em todo o mundo.
 
O acontecimento que alavancaria a carreira de Salgado aconteceu em 1981, nos Estados Unidos. A serviço da Magnum, ele foi encarregado de fazer uma série de fotos sobre os 100 primeiros dias de governo de Ronald Reagan, então presidente dos Estados Unidos.
Salgado foi o único fotógrafo presente quando, no dia 30 de março, em Washington, Reagan sofreu um atentado a tiros, em Washington. O atirador, John Hinckley Júnior – mais tarde recolhido ao manicômio judicial – queria, com o fato, chamar a atenção da atriz Jodie Foster por quem era obcecado.
A venda das fotos do atentado permitiu que Salgado financiasse seu primeiro projeto de cunho autoral, uma viagem à África para registrar a relação do povo com sua terra. A partir disso, trabalhou por 15 meses com o grupo francês Médicos Sem Fronteiras, percorrendo a região do Sahel, na África, mostrando a destruição causada pela seca, o que deu origem ao livro Sahel: L'Homme en Détresse, lançado na França em 1986.
Atualmente, Salgado, que mora em Paris, dedica-se a Gênesis, projeto que desde 2004 registra o convívio de animais e pessoas com a natureza. Os resultados vêm sendo apresentados ao público em forma de exposições.

Para mais detalhes, assista a apresentação da aula: http://prezi.com/nf3exj4gbt9v/imagin-arte/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cubismo - sintético e analítico

8ºs ANOS -  2º BIMESTRE - CUBISMO "A ideia da reciclagem está na essência da arte moderna e contemporânea. A linguagem é sempre uma reconsideração da história da arte, dos mestres e obras de arte". Jacob Klintowitz, pintor e crítico de arte. AÇÃO E TRANSFORMAÇÃO           A estratégia de apropriação na arte, isto é, a de incorporar diretamente um objeto comum de uso cotidiano e utilizá-lo na construção de uma obra de arte, também se fez presente em outros estilos artísticos, entre os quais o Cubismo, um dos mais revolucionários do início do século XX.               Os cubistas colavam pedaços de tecido, jornal e/ou livros nas telas (cubismo sintético), incorporando-os à pintura. Exemplo de cubismo sintético - Guitarra de Pablo Picasso CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO                  Movimento artístico cuja origem remonta à Paris e a 1907, ano do c...

Lenda Urbana - Folclore Moderno de Marília - 9ºs Anos

  Lenda Urbana – Folclore Moderno - 9ºs anos "Há mais mistérios entre o céu e a terra, do que toda a nossa vã filosofia".
 William Shakespeare                    Vídeo aula no youtube FOLCLORE Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.

O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a pa...

IMPRESSIONISMO E O PAPEL DO CRÍTICO DE ARTE - 9º ANO - 2º BIMESTRE

  9º ANOS - 2º BIMESTRE -      IMPRESSIONISMO "...o que fazemos é produzir imagens, mas esta não é uma produção a partir do nada: é, na verdade, renovação da linguagem e dos signos, um aprendizado de abrir as caixas de linguagem e de signos e voltar a tocar no mundo". Henrique Antonio Kipper, ilustrador da  Folha de S. Paulo                                                                                        Vídeo que apresenta os detalhes do Impressionismo           APROPRIAÇÃO NA CRIAÇÃO         A inovação surge da articulação do conhecimento que temos com os novos estímulos que recebemos do ambiente no qual vivemos.         A criatividade é uma capacidade humana que não se...