Pular para o conteúdo principal

Pintura - Uma arte multifacetada - 6ºs Anos

Pintura - Uma Arte  multifacetada - 6ºs Anos

"Grande parte da invenção da pintura vem desse desejo de encontrar um lugar apropriado para pôr a cor." Fernando Botero



A Pintura

  Aquarela do Brasil


A pintura artística é uma arte de representação gráfica utilizando pigmentos. Nas arte se exprime técnicas de pinturas, conhecimentos de teoria das cores e composição pictórica (da pintura), e o desenho.

Convencionamos denominar desenho a composição da forma utilizando linhas de uma só cor, com materiais como lápis, carvão ou caneta.
Quando compomos as formas com tintas, convencionamos denominar pintura.

Essa classificação nem sempre é fácil de aplicar, uma vez que as cores e as linhas podem conviver bem em uma imagem, como podemos observar nas obras de Luiz Ventura.

artista
Luiz Ventura

 Pintor, desenhista, gravador, nasceu em 1930 em São Paulo. Na década de 40 realiza suas primeiras gravuras em madeira; trabalha como auxiliar de cenografia no Teatro Brasileiro de Comédia. A partir de então, faz várias exposições individuais e participa de mostras coletivas no Brasil e no Exterior. 
Reside em Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Sempre defendeu postura independente com relação a tendências importadas dos convencionais centros internacionais de arte, que considera um obstáculo aos movimentos autônomos e realmente criadores. 
                           
Futebol - 2000

  
"Futebol é o jogo da garotada com bola improvisada feita de meia e papel, ou apenas de papel embolado amarrado com barbante. É o treino com bola de borracha e até, mesmo (ó glória), com bola de couro. É o jogo na rua, viela, várzea, no campinho, na cidade ou no campo a toda e qualquer hora. É festa, na cadência da batucada a comemorar a vitória do time dos casados no futebol de periferia. " Luiz Ventura.

Cor e Arte

Para colorir as formas que desenhamos podemos utilizar materiais diversos, como lápis de cor, giz ou tinta, todos confeccionados a partir de elementos extraídos da natureza e processados natural ou quimicamente.

Você Sabia?

Os povos pré-históricos fabricavam tintas moendo materiais coloridos, como plantas e argila, até transformá-los em pó, para depois adicionar água.
Mais tarde, os egípcios passaram a fabricar tintas com pigmentos sintéticos, além dos extraídos da natureza, obtendo uma gama mais variada de cores. Os romanos aprenderam essa técnica com os egípcios e adicionaram o alvaiade, um pigmento branco obtido do carbonato de chumbo.
As tintas são feitas de pigmentos, pós coloridos, misturados com algumas substâncias à base de água ou de óleo, conforme o tipo de tinta que se queira produzir.
Há uma infinidade de cores diferentes que são obtidas por meio da mistura de apenas três: vermelho, amarelo e azul, as chamadas cores primárias, que não podem ser obtidas com base em misturas.
O resultado da mistura das cores pode ser visualizado no círculo cromático abaixo. Note que cada cor primária se localiza entre duas cores secundárias das quais é componente. A ampliação do círculo cromático é infinita, porque podemos obter uma infinidade de tons variando as quantidades de cada cor componente. po exemplo, misturando vermelho e amarelo obteremos laranja, porém se acrescentarmos mais amarelo ou mais vermelho obteremos tons alaranjados. Além das variações de tonalidade, poderemos obter novas cores misturando duas cores secundárias - como roxo e verde, por exemplo - ou misturando uma cor primária com outra secundária - como amarelo e verde, por exemplo. A cor obtida dessas misturas é denominada terciária ou intermediária.

A história da pintura consta desde a pré-história até chegarmos a arte contemporânea, incluindo todas as representações realizadas com diferentes técnicas e alterações, que compõem a história da arte em seus contextos históricos e culturais.
Para maiores detalhes, e uma melhor visualização de algumas das pinturas mais famosas do mundo, veja a apresentação da aula:

 Aula apresentada: http://prezi.com/q_e-hliq_tqr/pintura-uma-arte-multifacetada/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cubismo - sintético e analítico

8ºs ANOS -  2º BIMESTRE - CUBISMO "A ideia da reciclagem está na essência da arte moderna e contemporânea. A linguagem é sempre uma reconsideração da história da arte, dos mestres e obras de arte". Jacob Klintowitz, pintor e crítico de arte. AÇÃO E TRANSFORMAÇÃO           A estratégia de apropriação na arte, isto é, a de incorporar diretamente um objeto comum de uso cotidiano e utilizá-lo na construção de uma obra de arte, também se fez presente em outros estilos artísticos, entre os quais o Cubismo, um dos mais revolucionários do início do século XX.               Os cubistas colavam pedaços de tecido, jornal e/ou livros nas telas (cubismo sintético), incorporando-os à pintura. Exemplo de cubismo sintético - Guitarra de Pablo Picasso CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO                  Movimento artístico cuja origem remonta à Paris e a 1907, ano do c...

Lenda Urbana - Folclore Moderno de Marília - 9ºs Anos

  Lenda Urbana – Folclore Moderno - 9ºs anos "Há mais mistérios entre o céu e a terra, do que toda a nossa vã filosofia".
 William Shakespeare                    Vídeo aula no youtube FOLCLORE Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.

O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a pa...

IMPRESSIONISMO E O PAPEL DO CRÍTICO DE ARTE - 9º ANO - 2º BIMESTRE

  9º ANOS - 2º BIMESTRE -      IMPRESSIONISMO "...o que fazemos é produzir imagens, mas esta não é uma produção a partir do nada: é, na verdade, renovação da linguagem e dos signos, um aprendizado de abrir as caixas de linguagem e de signos e voltar a tocar no mundo". Henrique Antonio Kipper, ilustrador da  Folha de S. Paulo                                                                                        Vídeo que apresenta os detalhes do Impressionismo           APROPRIAÇÃO NA CRIAÇÃO         A inovação surge da articulação do conhecimento que temos com os novos estímulos que recebemos do ambiente no qual vivemos.         A criatividade é uma capacidade humana que não se...