O Olhar estrangeiro no Brasil - 6ºs Anos
"Um país não se constrói apenas com usinas, ferrovias e outros grandes empreendimentos econômicos nem com pseudoinvestimento no campop social (...) Um país se constrói também com imagens." Frederico Morais
Olhar estrangeiro
Grande parte da produção artística brasileira incorpora elementos e registra a diversidade de etnias que formam o povo brasileiro.
Muitas informações sobre as primeiras produções se perderam por falta de registros escritos, que só foram produzidos a partir da colonização, com a chegada dos jesuítas portugueses. Eles utilizaram a prática artística ( a teatralização das histórias do cristianismo) para catequizar os índios, misturando tendências europeias e nativas.
Com a vinda dos negros da África, trazidos pelos colonizadores como escravos, novas características culturais foram incorporadas e resultaram em uma variedade riquíssima de gêneros musicais e de formas de representação cênica e visual.
A paisagem e o povo brasileiro, com sua diversidade de costumes e raízes culturais, motivaram e ainda motivam a produção artística de muitos artistas nacionais e estrangeiros.
Entre os muitos artistas estrangeiros que retrataram nosso país, destacamos Jean-Baptiste Debret, que veio para o Brasil com o objetivo de observar os colonos da jovem Colônia portuguesa chamada Brasil.
Obra de Debret |
Jea-Baptiste Debret nasceu em Paris, em 1768. Foi o primeiro artista a pintar o retrato de D. Pedro I.
Durante os 15 anos que esteve no Brasil, Debret retratou em aquarelas, pinturas a óleo e desenhos as principais personalidades da corte portuguesa, que vivia no Brasil desde 1806, e os acontecimentos históricos mais importantes do séc. XIX.
Debret retornou à França em 1831, por ocasião da abdicação de D. Pedro I e faleceu em 1848.
Obra de Debret |

Comentários
Postar um comentário
.comment-pre-form {
width:480px;
padding:10px;
border:1px dotted #ccc
}
Leia mais: http://www.compulsivo.com.br/2009/03/personalizar-comentarios-blogger.html#ixzz2RlkKJILZ
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives