Pérolas do Brasil - Arte Barroca - 7ºs Anos
"Assim como o artista é fruto de seu ambiente cultural, assim também o observador reflete ao atualizar mentalmente a obra, os padrões usuais de seu lugar e de seu tempo."
Antonio F. Costella
Arte Barroca
Barroco - Pérola??
Pérolas barrocas
A Palavra BARROCO é provavelmente de origem espanhola "barrueco", aplicado para denominar pérola de forma irregular e designa o estilo artístico do
século XVII, cujas principais características são:
O EMPREGO EXCESSIVO DE ORNAMENTOS
NA ESCULTURA
Êxtase de Santa Teresa - Bernini
Como se pode observar na obra Êxtase de Santa Teresa, do
escultor e pintor italiano GianLorenzo Bernini (1598-1680), cujas primeiras
esculturas já eram altamente revolucionárias pelo movimento, pelos valores
tácteis e pela expressão dos rostos.
A INTENSIDADE DO CONTRASTE DE LUZES
E SOMBRAS
A dúvida de Tomé - Caravaggio
Que acentua a expressão dos sentimentos e altera os padrões
da beleza idealizada no Renascimento, está bem representada pela obra A Dúvida
de Tomé, de Michelangelo Meresi de Caravaggio. Este artista italiano
(1573-1610) retratava a realidade, livre de convenções e padrões de beleza e
composição vigentes na época, inclusive fez todo o possível para reproduzir as
personagens bíblicas como pessoas comuns.
ORIGEM
A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria.
Suas características gerais são:
• emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.
• busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
• entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;
• violentos contrastes de luz e sombra;
• pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.
Suas características gerais são:
• emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.
• busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
• entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;
• violentos contrastes de luz e sombra;
• pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.
PINTURA
Características da pintura barroca:
• Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.
• Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
• Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
• Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.
Dentre os pintores barrocos italianos:
• Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.
• Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
• Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
• Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.
Dentre os pintores barrocos italianos:
Caravaggio
- o que melhor caracteriza a sua pintura é o modo revolucionário como ele usa a luz (veja acima). Ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada intencionalmente pelo artista, para dirigir a atenção do observador.
Obra destacada: Vocação de São Mateus
Andrea Pozzo
- realizou grandes composições de perspectiva nas pinturas dos tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto, e de que este se abre para o céu, de onde santos e anjos convidam os Inícions para a santidade.

Obra destacada: A Glória de Santo Inácio
A Itália foi o centro irradiador do estilo barroco. Dentre os pintores mais representativos, de outros países da Europa, temos:
Velázquez
- além de retratar as pessoas da corte espanhola do século XVII procurou registrar em seus quadros também os tipos populares do seu país, documentando o dia-a-dia do povo espanhol num dado momento da história.

Obra destacada: O Conde Duque de Olivares - MASP
Rubens
(espanhol) - além de um colorista vibrante, se notabilizou por criar cenas que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento. Em seus quadros, é geralmente, no vestuário que se localizam as cores quentes - o vermelho, o verde e o amarelo - que contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas.

Obra destacada: O Jardim do Amor
Rembrandt
(holandês) - o que dirige nossa atenção nos quadros deste pintor não é propriamente o contraste entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, os meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa.
Obra destacada: Aula de Anatomia.
Obra destacada: Aula de Anatomia.
ESCULTURA
Suas características são: o predomío das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado; e os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.
Bernini
- Arquiteto, urbanista, decorador e escultor, algumas de suas obras serviram de elementos decorativos das igrejas, como, por exemplo, o baldaquino e a cadeira de São Pedro, ambos na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Obra destacada: A Praça de São Pedro, Vaticano
BARROCO MINEIRO
Música barroca mineira
VISITA ÀS CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS
CIDADES HISTÓRICAS
Mariana
Ouro Preto
Congonhas do Campo
Tiradentes
Mariana

Mariana, Foi a primeira vila, cidade e capital do estado de
Minas Gerais. Foi no século XVII uma das maiores cidades produtora de ouro para
a coroa Portuguesa. Mariana tornou-se a primeira capital de Minas Gerais por
participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro
seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais.
A formação arquitetônica da cidade históricas era
principalmente Barroca, porém possuía influência da maçonaria.Podemos
identificá-la rapidamente apenas observando as janelas do local, onde se tem
uma curvatura na parte de cima e extrema quantidade de detalhes. Já na
influência maçônica, as janelas, tem uma forma triangular em sua parte de cima,
que é o símbolo maçônico (um triangulo).
No Brasil, o barroco surgiu somente no século XVIII, durante dois ciclos: o da
cana-de-açúcar, no Nordeste, e do ouro, em Minas Gerais. Foi trazido ao Brasil
por meio dos artistas das ordens religiosas, principalmente os jesuítas, franciscanos
e beneditinos. As pessoas eram ambiciosas e queriam ficar ricas e poderosas.
Gostavam de mostrar como eram importantes frequentando e construindo igrejas
grandes e suntuosas.
Interior de igreja barroca banhado a ouro
Ouro Preto centro da Inconfidência Mineira.
Impostos e mais impostos...
Em Ouro Preto havia a temida casa dos contos,lugar onde se
declaravam os impostos.Mais adiante veremos que isso está diretamente
relacionado com uma das maiores revoltas do Brasil: A Inconfidência Mineira.
O "pai " da inconfidência: O Iluminismo
O Iluminismo foi uma corrente que surgiu na Europa, no
século XVIII. Foi um movimento filosófico, político, social, econômico e
cultural em que buscava-se a valorização da ciência da arte e da cultura,se
vinculando as ideias do pensamento greco-romano e assim opondo-se ao
absolutismo europeu, e a grande influência da Igreja Católica nas leis e na
sociedade.
Muitos
brasileiros das classes mais altas da sociedade iam estudar em universidades da
Europa e entravam em contato com as teorias e pensamentos que se desenvolviam
em território europeu. Ao retornarem ao país, após os estudos, estas pessoas
divulgavam as ideias do Iluminismo, principalmente, nos centros urbanos.
Os participantes da Inconfidência
O grupo de inconfidentes era liderado pelo alferes Joaquim
José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes e pelos poetas Tomas Antônio
Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre
Rolim, entre outros representantes da elite mineira. Influenciados pelo
Iluminismo a idéia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o
sistema de governo republicano em nosso país.
Morte e esquartejamento de Tiradentes
Praça Tiradentes
A praça Tiradentes foi o local onde a cabeça de Joaquim José
da Silva Xavier (Tiradentes) foi exposta em Vila Rica, atual Ouro Preto.
Durante quase todo o século XIX, a praça foi chamada de Praça da Independência.
Em 1894, com a inauguração do Monumento em homenagem a Tiradentes , passou a se
chamar Praça Tiradentes. Nela situam-se o Museu da Inconfidência (antiga Casa
da Câmara e Cadeia - 1784) e o Museu de Ciência e Técnica (antigo Palácio dos
Governadores), os quais pudemos visitar.
Arte em Ouro Preto
interior da Ordem Terceira de São Francisco - Ouro Preto
Mestre Athayde
Manuel Da Costa Ataíde, mais conhecido como Mestre Ataíde,
nasceu no dia 18 de outubro de 1762 em Mariana, Minas Gerais. Era filho do
capitão português Luís Da Costa Ataíde. Sua família era de condição modesta,
possuindo um sítio para plantação de milho, uma criação de porcos, alguns
escravos e duas casas em Mariana. Além de pintor, entalhador dourador, arquiteto, músico e professor de arte e escultor,Ataíde também foi
militar. Sua carreira militar até onde se sabe parece ter sido mais honorária
do que efetiva, e mesmo se não, as artes parecem ter levado uma vantagem
natural, pois foi descrito como sendo um "homem calmo, fino, rico de dotes
e prestígios", que Fritz Teixeira de Salles chama de "diplomata
ameno”.Fez vários trabalhos em conjunto com o Aleijadinho. Reconhecido por seu
talento em vida, recebeu um atestado de professor das artes da arquitetura e da
pintura (1821), ano em que requereu a criação de uma escola de belas-artes em
Mariana. Decorou com cores vivas várias igrejas da região com anjos, madonas e santos mulatos como a pintura na igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis - Ouro Preto |
Sua última obra conhecida é A Ceia. Morreu no ano de 1830, em Mariana.
Congonhas...
Ali se encontram OS DOZE PROFETAS - um conjunto de doze
estátuas em tamanho natural, esculpidas em pedra sabão - a obra os passos da
Paixão, no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.
Vida de Aleijadinho
Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, nasceu
em 1730 ou 1738(não se sabe o certo) na atual Ouro Preto, antiga Vila Rica. Era
filho do famoso arquiteto português Manuel Francisco da Costa Lisboa e da
escrava africana Isabel. Herdou do pai o gosto pela arte e da mãe a influência
pela origem africana. Quando criança aprendeu a ler e a escrever. Conhecia bem
o latim e teve à sua disposição os livros do poeta Cláudio Manuel da Costa. Já
depois de um certo tempo de vida,Aleijadinho,depois de já ter feito várias
obras,foi acometido por uma doença que acredita-se ter sido
Hanceníase.Porém,mesmo com essas complicações,Aleijadinho continuou a fazer
suas obras,mas agora com um teor mais dramático.Tempo depois,ele não conseguia
mais andar,e acabou tendo que ser carregado nas costas por ajudantes,mas mesmo
assim continuava a fazer suas obras.Aleijadinho deixou marcado que, para um
homem com determinação e um espírito de luta , não existem obstáculos. Morreu
abandonado e pobre, em 1814.
Obra de Aleijadinho
Os doze profetas de Aleijadinho
Aos treze anos, Aleijadinho fez seu primeiro projeto, o
desenho de um chafariz para o pátio do Palácio do Governador. Sua primeira obra veio logo em seguida,
também um chafariz, que já apresentava encanto e delicadeza na simplicidade de
sua composição. Foi um grande artista do estilo rococó, e as esculturas dele em
Congonhas foram consideradas patrimônios da humanidade. A Igreja de São
Francisco de Assis, em Ouro Preto, é uma de suas obras mais importantes. Nesse
trabalho aconteceu o encontro de dois mestres: Aleijadinho e Manuel da Costa de
Ataíde. A igreja passa uma sensação de magia, tendo no seu forro, uma pintura
que completa a arquitetura. As obras do Aleijadinho conseguiam transmitir, por
meio de seu trabalho, a descontração, a dor, a austeridade e a maldade. Apesar do agravamento de sua doença , em 1796 , iniciou-se sua mais famosa
criação: o conjunto de esculturas do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do
Campo, composto pelos Passos da Paixão e pelos Profetas da entrada da Igreja do
Bom Jesus.
Dramatização Paixão de Cristo - Aleijadinho
Um conjunto composto por sessenta e quatro esculturas de madeira ,
em tamanho natural , distribuídas em grupos de seis capelas que formam a Via
Crucis. Cada grupo representa uma cena dramatizada da Paixão de Cristo. A Santa
Ceia foi o primeiro conjunto a ser esculpido.
Os doze profetas
Os doze profetas são esculturas de pedra sabão feitas por
Aleijadinho em Congonhas do Campo, em frente à Igreja dos Matosinhos. Cada um
desses profetas traz com eles um significado. Os profetas representados são:
Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Abdias, Amós, Jonas,
Habaruc e Nahum.
Tiradentes
Diferenças sociais
Em Tiradentes pude-se observar os dois tipos de igreja da
época, a igreja dos pobres e a igreja dos ricos. Apesar de os pobres não terem
os mesmos privilégios e sua igreja não ser tão grande e sofisticada, seguia o
estilo barroco e possuia uma certa sofisticação.
Nossa Senhora das Mercês
Vista externa da igreja Nossa Senhora das Mercês Vista interna da Igreja
Capela rococó do final do século XVIII, com um único altar
multicolorido, dois belos forros com pinturas em estilo rococó, cenas alusivas
à Virgem Maria e imagem da padroeira. Pertencia à irmandade dos pretos
crioulos, ou seja, os pretos nascidos no Brasil. Toda a pintura da capela foi
executada por Manoel Victor de Jesus, pintor mulato, falecido em 1828, é datada
do início do século XIX.
Matriz de Santo Antônio
Vista externa da Matriz Santo Antonio Vista interna da Matriz Santo Antonio
Tiradentes tem dentre suas igrejas a Matriz de Santo
Antônio, construída em 1710 é a segunda igreja em ouro do Brasil, sendo a
primeira em Salvador (BA), é uma das mais belas construções barrocas do país.
No interior do templo há um órgão datado de 1788, considerado um dos quinze
mais importantes do mundo.
Arte Atual Mineira - Jorge dos Anjos
Obra de Jorge dos Anjos
Nasceu em 1956, Ouro Preto. Cedo, iniciou os seus estudos de
arte na Fundação de Arte de Ouro Preto. Artista brilhante, fez cursos de
desenho, gravura, pintura e escultura.
Inicialmente, as suas obras retratavam, de forma bastante
original, a paisagem de Ouro Preto. Em 1987, Jorge dos Anjos passa a criar
projetos para esculturas realizados em papelão.
Suas obras revelam uma linguagem que, entre outros temas,
manifesta a estética da África - Movimento Zumbi Liberdade e Resistência - 300
anos - Belo Horizonte.
Para maiores detalhes, reveja a apresentação da sala de aula:
Simplesmente sensacional essa publicação sobre arte barroca. Obrigado por compartilhar.
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