Pular para o conteúdo principal

Pérolas do Brasil - Arte Barroca - 7ºs Anos

Pérolas do Brasil - Arte Barroca - 7ºs Anos

"Assim como o artista é fruto de seu ambiente cultural, assim também o observador reflete ao atualizar mentalmente a obra, os padrões usuais de seu lugar e de seu tempo."

                                             Antonio F. Costella


Arte Barroca


Barroco - Pérola??

        Pérolas barrocas

A Palavra BARROCO é provavelmente de origem espanhola "barrueco", aplicado para denominar  pérola de forma irregular  e designa o estilo artístico do século XVII, cujas principais características são:

O EMPREGO EXCESSIVO DE ORNAMENTOS
NA ESCULTURA

Êxtase de Santa Teresa - Bernini

Como se pode observar na obra Êxtase de Santa Teresa, do escultor e pintor italiano GianLorenzo Bernini (1598-1680), cujas primeiras esculturas já eram altamente revolucionárias pelo movimento, pelos valores tácteis e pela expressão dos rostos.

A INTENSIDADE DO CONTRASTE DE LUZES
E SOMBRAS
A dúvida de Tomé - Caravaggio

Que acentua a expressão dos sentimentos e altera os padrões da beleza idealizada no Renascimento, está bem representada pela obra A Dúvida de Tomé, de Michelangelo Meresi de Caravaggio. Este artista italiano (1573-1610) retratava a realidade, livre de convenções e padrões de beleza e composição vigentes na época, inclusive fez todo o possível para reproduzir as personagens bíblicas como pessoas comuns.

ORIGEM

A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria. 

Suas características gerais são:

• emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio. 
• busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; 
• entrelaçamento entre a arquitetura e escultura; 
• violentos contrastes de luz e sombra; 
• pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida. 
PINTURA
Características da pintura barroca: 

• Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. 
• Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade. 
• Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
• Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática. 

Dentre os pintores barrocos italianos: 
Caravaggio
- o que melhor caracteriza a sua pintura é o modo revolucionário como ele usa a luz (veja acima). Ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada intencionalmente pelo artista, para dirigir a atenção do observador. 

Obra destacada: Vocação de São Mateus 
Andrea Pozzo
- realizou grandes composições de perspectiva nas pinturas dos tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto, e de que este se abre para o céu, de onde santos e anjos convidam os Inícions para a santidade. 


Obra destacada: A Glória de Santo Inácio 

A Itália foi o centro irradiador do estilo barroco. Dentre os pintores mais representativos, de outros países da Europa, temos: 
Velázquez
- além de retratar as pessoas da corte espanhola do século XVII procurou registrar em seus quadros também os tipos populares do seu país, documentando o dia-a-dia do povo espanhol num dado momento da história.
 
Obra destacada: O Conde Duque de Olivares - MASP
Rubens
(espanhol) - além de um colorista vibrante, se notabilizou por criar cenas que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento. Em seus quadros, é geralmente, no vestuário que se localizam as cores quentes - o vermelho, o verde e o amarelo - que contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas. 

Obra destacada: O Jardim do Amor 
Rembrandt
(holandês) - o que dirige nossa atenção nos quadros deste pintor não é propriamente o contraste entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, os meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa. 
Obra destacada: Aula de Anatomia. 
ESCULTURA
Suas características são: o predomío das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado; e os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento. 
Bernini
- Arquiteto, urbanista, decorador e escultor, algumas de suas obras serviram de elementos decorativos das igrejas, como, por exemplo, o baldaquino e a cadeira de São Pedro, ambos na Basílica de São Pedro, no Vaticano. 

Obra destacada: A Praça de São Pedro, Vaticano
BARROCO MINEIRO 

                                                     Música barroca mineira

 VISITA ÀS CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS
CIDADES HISTÓRICAS

Mariana
Ouro Preto
Congonhas do Campo
Tiradentes

Mariana


Mariana, Foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. Foi no século XVII uma das maiores cidades produtora de ouro para a coroa Portuguesa. Mariana tornou-se a primeira capital de Minas Gerais por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais.

A formação arquitetônica da cidade históricas era principalmente Barroca, porém possuía influência da maçonaria.Podemos identificá-la rapidamente apenas observando as janelas do local, onde se tem uma curvatura na parte de cima e extrema quantidade de detalhes. Já na influência maçônica, as janelas, tem uma forma triangular em sua parte de cima, que é o símbolo maçônico (um triangulo).
No Brasil, o barroco surgiu somente no século XVIII, durante dois ciclos: o da cana-de-açúcar, no Nordeste, e do ouro, em Minas Gerais. Foi trazido ao Brasil por meio dos artistas das ordens religiosas, principalmente os jesuítas, franciscanos e beneditinos. As pessoas eram ambiciosas e queriam ficar ricas e poderosas. Gostavam de mostrar como eram importantes frequentando e construindo igrejas grandes e suntuosas.

Interior de igreja barroca banhado a ouro


Ouro Preto centro da Inconfidência Mineira.

                                                  

                                  Bandeira de Minas Gerais - Símbolo da inconfidência mineira


Impostos e mais impostos...



Em Ouro Preto havia a temida casa dos contos,lugar onde se declaravam os impostos.Mais adiante veremos que isso está diretamente relacionado com uma das maiores revoltas do Brasil: A Inconfidência Mineira.

O "pai " da inconfidência: O Iluminismo

O Iluminismo foi uma corrente que surgiu na Europa, no século XVIII. Foi um movimento filosófico, político, social, econômico e cultural em que buscava-se a valorização da ciência da arte e da cultura,se vinculando as ideias do pensamento greco-romano e assim opondo-se ao absolutismo europeu, e a grande influência da Igreja Católica nas leis e na sociedade.
     Muitos brasileiros das classes mais altas da sociedade iam estudar em universidades da Europa e entravam em contato com as teorias e pensamentos que se desenvolviam em território europeu. Ao retornarem ao país, após os estudos, estas pessoas divulgavam as ideias do Iluminismo, principalmente, nos centros urbanos.

Os participantes da Inconfidência

O grupo de inconfidentes era liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes e pelos poetas Tomas Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira. Influenciados pelo Iluminismo a idéia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano em nosso país.

                                                                                                                            
                                                                                                                                   Morte e esquartejamento de Tiradentes

Praça Tiradentes

A praça Tiradentes foi o local onde a cabeça de Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) foi exposta em Vila Rica, atual Ouro Preto. Durante quase todo o século XIX, a praça foi chamada de Praça da Independência. Em 1894, com a inauguração do Monumento em homenagem a Tiradentes , passou a se chamar Praça Tiradentes. Nela situam-se o Museu da Inconfidência (antiga Casa da Câmara e Cadeia - 1784) e o Museu de Ciência e Técnica (antigo Palácio dos Governadores), os quais pudemos visitar.

Arte em Ouro Preto

 interior da Ordem Terceira de São Francisco - Ouro Preto

Mestre Athayde
Manuel Da Costa Ataíde, mais conhecido como Mestre Ataíde, nasceu no dia 18 de outubro de 1762 em Mariana, Minas Gerais. Era filho do capitão português Luís Da Costa Ataíde. Sua família era de condição modesta, possuindo um sítio para plantação de milho, uma criação de porcos, alguns escravos e duas casas em Mariana. Além de pintor, entalhador dourador, arquiteto, músico e professor de arte e escultor,Ataíde também foi militar. Sua carreira militar até onde se sabe parece ter sido mais honorária do que efetiva, e mesmo se não, as artes parecem ter levado uma vantagem natural, pois foi descrito como sendo um "homem calmo, fino, rico de dotes e prestígios", que Fritz Teixeira de Salles chama de "diplomata ameno”.Fez vários trabalhos em conjunto com o Aleijadinho. Reconhecido por seu talento em vida, recebeu um atestado de professor das artes da arquitetura e da pintura (1821), ano em que requereu a criação de uma escola de belas-artes em Mariana. Decorou com cores vivas várias igrejas da região com anjos, madonas e santos mulatos como a pintura na igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis - Ouro Preto
 Sua última obra conhecida é A Ceia. Morreu no ano de 1830, em Mariana.

Congonhas...

Ali se encontram OS DOZE PROFETAS - um conjunto de doze estátuas em tamanho natural, esculpidas em pedra sabão - a obra os passos da Paixão, no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.
                                                     

Vida de Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, nasceu em 1730 ou 1738(não se sabe o certo) na atual Ouro Preto, antiga Vila Rica. Era filho do famoso arquiteto português Manuel Francisco da Costa Lisboa e da escrava africana Isabel. Herdou do pai o gosto pela arte e da mãe a influência pela origem africana. Quando criança aprendeu a ler e a escrever. Conhecia bem o latim e teve à sua disposição os livros do poeta Cláudio Manuel da Costa. Já depois de um certo tempo de vida,Aleijadinho,depois de já ter feito várias obras,foi acometido por uma doença que acredita-se ter sido Hanceníase.Porém,mesmo com essas complicações,Aleijadinho continuou a fazer suas obras,mas agora com um teor mais dramático.Tempo depois,ele não conseguia mais andar,e acabou tendo que ser carregado nas costas por ajudantes,mas mesmo assim continuava a fazer suas obras.Aleijadinho deixou marcado que, para um homem com determinação e um espírito de luta , não existem obstáculos. Morreu abandonado e pobre, em 1814.

Obra de Aleijadinho

 Os doze profetas de Aleijadinho
Aos treze anos, Aleijadinho fez seu primeiro projeto, o desenho de um chafariz para o pátio do Palácio do Governador.  Sua primeira obra veio logo em seguida, também um chafariz, que já apresentava encanto e delicadeza na simplicidade de sua composição. Foi um grande artista do estilo rococó, e as esculturas dele em Congonhas foram consideradas patrimônios da humanidade. A Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, é uma de suas obras mais importantes. Nesse trabalho aconteceu o encontro de dois mestres: Aleijadinho e Manuel da Costa de Ataíde. A igreja passa uma sensação de magia, tendo no seu forro, uma pintura que completa a arquitetura. As obras do Aleijadinho conseguiam transmitir, por meio de seu trabalho, a descontração, a dor, a austeridade e a maldade. Apesar do agravamento de sua doença , em 1796 , iniciou-se sua mais famosa criação: o conjunto de esculturas do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, composto pelos Passos da Paixão e pelos Profetas da entrada da Igreja do Bom Jesus.
        
Dramatização Paixão de Cristo - Aleijadinho

 Um conjunto composto por sessenta e quatro esculturas de madeira , em tamanho natural , distribuídas em grupos de seis capelas que formam a Via Crucis. Cada grupo representa uma cena dramatizada da Paixão de Cristo. A Santa Ceia foi o primeiro conjunto a ser esculpido.
Os doze profetas
Os doze profetas são esculturas de pedra sabão feitas por Aleijadinho em Congonhas do Campo, em frente à Igreja dos Matosinhos. Cada um desses profetas traz com eles um significado. Os profetas representados são: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Abdias, Amós, Jonas, Habaruc e Nahum.
Tiradentes

Diferenças sociais
Em Tiradentes pude-se observar os dois tipos de igreja da época, a igreja dos pobres e a igreja dos ricos. Apesar de os pobres não terem os mesmos privilégios e sua igreja não ser tão grande e sofisticada, seguia o estilo barroco e possuia uma certa sofisticação.

Nossa Senhora das Mercês
          
Vista externa da igreja Nossa Senhora das Mercês    Vista interna da Igreja

Capela rococó do final do século XVIII, com um único altar multicolorido, dois belos forros com pinturas em estilo rococó, cenas alusivas à Virgem Maria e imagem da padroeira. Pertencia à irmandade dos pretos crioulos, ou seja, os pretos nascidos no Brasil. Toda a pintura da capela foi executada por Manoel Victor de Jesus, pintor mulato, falecido em 1828, é datada do início do século XIX.

Matriz de Santo Antônio
   
Vista externa da Matriz Santo Antonio                        Vista interna da Matriz Santo Antonio
Tiradentes tem dentre suas igrejas a Matriz de Santo Antônio, construída em 1710 é a segunda igreja em ouro do Brasil, sendo a primeira em Salvador (BA), é uma das mais belas construções barrocas do país. No interior do templo há um órgão datado de 1788, considerado um dos quinze mais importantes do mundo.

Arte Atual Mineira - Jorge dos Anjos

        Obra de Jorge dos Anjos

Nasceu em 1956, Ouro Preto. Cedo, iniciou os seus estudos de arte na Fundação de Arte de Ouro Preto. Artista brilhante, fez cursos de desenho, gravura, pintura e escultura.
Inicialmente, as suas obras retratavam, de forma bastante original, a paisagem de Ouro Preto. Em 1987, Jorge dos Anjos passa a criar projetos para esculturas realizados em papelão.
Suas obras revelam uma linguagem que, entre outros temas, manifesta a estética da África - Movimento Zumbi Liberdade e Resistência - 300 anos - Belo Horizonte.

Para maiores detalhes, reveja a apresentação da sala de aula:

Comentários

Postar um comentário

.comment-pre-form {
width:480px;
padding:10px;
border:1px dotted #ccc
}

Leia mais: http://www.compulsivo.com.br/2009/03/personalizar-comentarios-blogger.html#ixzz2RlkKJILZ
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Postagens mais visitadas deste blog

Cubismo - sintético e analítico

8ºs ANOS -  2º BIMESTRE - CUBISMO "A ideia da reciclagem está na essência da arte moderna e contemporânea. A linguagem é sempre uma reconsideração da história da arte, dos mestres e obras de arte". Jacob Klintowitz, pintor e crítico de arte. AÇÃO E TRANSFORMAÇÃO           A estratégia de apropriação na arte, isto é, a de incorporar diretamente um objeto comum de uso cotidiano e utilizá-lo na construção de uma obra de arte, também se fez presente em outros estilos artísticos, entre os quais o Cubismo, um dos mais revolucionários do início do século XX.               Os cubistas colavam pedaços de tecido, jornal e/ou livros nas telas (cubismo sintético), incorporando-os à pintura. Exemplo de cubismo sintético - Guitarra de Pablo Picasso CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO                  Movimento artístico cuja origem remonta à Paris e a 1907, ano do c...

Lenda Urbana - Folclore Moderno de Marília - 9ºs Anos

  Lenda Urbana – Folclore Moderno - 9ºs anos "Há mais mistérios entre o céu e a terra, do que toda a nossa vã filosofia".
 William Shakespeare                    Vídeo aula no youtube FOLCLORE Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.

O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a pa...

IMPRESSIONISMO E O PAPEL DO CRÍTICO DE ARTE - 9º ANO - 2º BIMESTRE

  9º ANOS - 2º BIMESTRE -      IMPRESSIONISMO "...o que fazemos é produzir imagens, mas esta não é uma produção a partir do nada: é, na verdade, renovação da linguagem e dos signos, um aprendizado de abrir as caixas de linguagem e de signos e voltar a tocar no mundo". Henrique Antonio Kipper, ilustrador da  Folha de S. Paulo                                                                                        Vídeo que apresenta os detalhes do Impressionismo           APROPRIAÇÃO NA CRIAÇÃO         A inovação surge da articulação do conhecimento que temos com os novos estímulos que recebemos do ambiente no qual vivemos.         A criatividade é uma capacidade humana que não se...